Venha Assistir ao Espetáculo do Grupo de Arte Chinesa
da Universidade de Hubei,
em São Paulo!
Cleide Gonçalves /cgs comunicação - 25/3/2011
Espetáculo da Dança do Dragão e do Leão é uma das grandes atrações
Grupo de arte chinesa faz única apresentação na capital paulista
dia 6 de abril
Famoso pelos vários prêmios e apresentações em concursos e campeonatos de Dança do Dragão e do Leão na China e no exterior, o Grupo de Dança do Dragão e do Leão da Universidade de Hubei faz uma apresentação única na capital paulista, no dia 6 abril, quarta-feira, a partir das 20h00, no Instituto de Artes da Unesp. A iniciativa de trazer o grupo chinês ao Brasil é do Instituto Confúcio na Unesp, que recebeu na V Conferência dos Institutos Confúcio em Pequim, em dezembro de 2010, o prêmio de Instituto Confúcio do Ano entre os 322 institutos existentes em 96 países. Na oportunidade o Instituto Confúcio na Unesp fará o sorteio de duas bolsas de estudo para o curso básico de mandarim, com duração de seis meses em São Paulo. Na visita ao Brasil, o grupo irá se apresentar em São José do Rio Preto (Teatro Municipal, dia 1/4), Brasília (apresentação fechada na Embaixada da China no Brasil, dia 3/4), Presidente Prudente (Teatro Municipal, dia 5/4) e em Campinas (Teatro da PUC, dia 7/4 ). Fundado em 1995 e formado por 25 jovens artistas, o grupo foi premiado em vários concursos e campeonatos, tais como o Concurso Internacional de Especialistas de Dança do Dragão e do Leão da cidade de Hangzhou em 2009; o Festival de Adoração das Raízes Rústicas Chinesas, em Beijing, em 2009; o Concurso Internacional de Dança do Dragão e do Leão, na cidade de Jiujiang, em 2007; o Concurso Internacional de Convidados de Dança do Dragão e do Leão, na cidade de Fenghua, em 2007; e o Festival de Arte de Estudantes Universitários da Província de Hubei em 2007. Em 2009, apresentou-se no Confucius Institute da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos.
O espetáculo, com uma hora de duração, tem nove apresentações, a saber:
.
1. "O Dragão Dourado Dá as Boas-vindas à Primavera"(apresentação da dança do dragão) A dança do dragão surgiu durante a Dinastia Han (de 206 a.C. a 220 d.C).
.
2. "Fan Fung Wu Yun" (apresentação de tai chi fan) O Tai Chi fan é um estilo único de programa de condicionamento de artes marciais, que combina tai chi e outras artes marciais com movimentos de dança. As técnicas do Tai Chi combinado com o fan são utilizadas tanto para atacar como para defender. É uma mistura de apresentação esportiva e artística.
.
3. "Boxe Mágico Oriental" (show de Tai Chi Chuan) O Tai Chi Chuan está inteiramente ligado ao Taoísmo da China antiga. É o produto da perfeita combinação da teoria chinesa do pensamento dialético com as artes marciais. No Tai Chi Chuan as teorias do uso do poder do atacante para atacar, a suavidade de se derrotar o forte, a inação contra a ação etc., são todos derivados da filosofia taoísta. É uma forma especial chinesa de apresentar técnicas de saúde e autodesenvolvimento.
.
4. Show de pipa, xadrez, caligrafia e pintura chinesa em tecido Usando o som do pipa no fundo da cena, esta apresentação oferecerá ao público um show que combina vários elementos chineses, como antigas vestimentas, caligrafia ao vivo, telas de xadrez, artes marciais etc. O instrumentista pertence à Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade de Hubei. O pintor é estudante da Faculdade de Artes de Hubei e foi aluno do conhecido artista chinês contemporâneo Yan Jiakuan.
.
5. "Majestoso" (show de facas, armas e bastões) Com a disseminação de filmes chineses de kungfu, as artes marciais chinesas vêm sendo gradualmente reconhecidas e aceitas por pessoas do mundo todo. Os equipamentos das artes marciais - facas, armas e bastões - são considerados misteriosos e atraem um amplo leque de entusiastas. O show procura minimizar o risco das armas, destacando o condicionamento, efeito do autodesenvolvimento. O objetivo é permitir que o público veja de perto uma arte marcial misteriosa e tenha uma compreensão mais profunda da cultura chinesa.
.
6, "A Casa dos Punhais Voadores" (apresentações de música folclórica e show de espadas de Tai Chi) O pipa tem uma história de mais de 2 mil anos e é considerado o "rei dos instrumentos de corda tangidos da China". "A Casa dos Punhais Voadores" é uma obra famosa de música de pipa. Com técnica narrativa, esta música expressa bem a antiga batalha entre Chu e Han. E as técnicas de tocar pipa podem ser inteiramente mostradas nesta obra musical. A imitação animada e forte de tambores e metais cria uma forte atmosfera de guerra. O instrumentista pertence à Orquestra Nacional Sinfônica da Universidade de Hubei.
.
7. "Kung Fu Chinês" (boxe coletivo, apresentações de Ba Duan Jin) O Wushu, também conhecido como artes nacionais ou artes marciais, é um evento esportivo tradicional chinês. Inclui chutar, bater, jogar, agarrar, derrubar, atingir, cortar e apunhalar, além de outras ações. De acordo com certas leis, as pessoas fazem diferentes combinações de movimentos ofensivos e defensivos de combate com instrumentos ou só com os punhos nus. O Wushu é um valioso patrimônio cultural por meio de longa prática social na China.
.
8. "Qiao Hua Dan" (dança ) O Dan é um papel importante na Ópera de Pequim. Hua Dan á a imagem de uma mulher jovem ou de meia idade. Viva e irreverente, ela frequentemente contém elementos de comédia. Apresentada com uma técnica bonita e inovadora, a dança "Qiao Hua Dan" usa trajes da Ópera de Pequim e mostra efeitos de palco brilhantes.
.
9. Dança do Leão A Dança do Leão é especialmente popular na cultura chinesa, com uma história que remonta a mais de mil anos. É uma forma de dança tradicional, na qual os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma fantasia do animal. Em muitas culturas asiáticas o leão é tradicionalmente considerado uma criatura guardiã.
.
Instituto Confúcio na Unesp
.
Presente em 96 países, o Instituto Confúcio chega a São Paulo como resultado de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei. A missão do Instituto Confúcio na Unesp é ensinar a língua chinesa, divulgar a cultura e a história da China e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.
.
Serviço
.
Data: 6 de abril de 2011
Local: Instituto de Artes da Unesp
Horário: A partir das 20h00
Endereço: Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo
(em frente ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, do lado da Avenida Marquês de São Vicente).
Classificação etária: livre
Entrada: Gratuita
Estacionamento gratuito no local
Informações à imprensa Cleide Gonçalves cgs comunicação (11) 9711-3300 Março/ 2011